Responsabilidade Social

Efeito de diferentes períodos de intervalo entre séries e da exaustão muscular sobre os níveis de Cortisol e Testosterona em indivíduos jovens submetidos ao trenamento resistido

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Cianorte

Titulação: Especialização - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0004090000 – Educação Física

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Ativ.Fís.Relac.Saúde Exerc.Fís.Aptidão Fís.Des.Esp.

Professoras: Alan Pablo Grala

Resumo: O objetivo da presente pesquisa será avaliar o efeito de diferentes períodos de intervalo entre séries e da exaustão muscular sobre os níveis de cortisol e testosterona em indivíduos jovens submetidos ao treinamento resistido. Para tanto, seis sujeitos jovens treinados serão selecionados para a pesquisa.

Após participarem de um período de familiarização e de sessões de testes de 1RM e 10RM, todos os sujeitos experimentais serão submetidos a realização de seis sessões de treinamento resistido com diferentes períodos de intervalo entre séries (60, 120 e 180 segundos), realizadas de maneira tradicional (1ª, 2ª e 3ª sessão) e com exaustão muscular (4ª, 5ª e 6ª sessão). Todas as sessões de treinamento serão compostas pelos mesmos exercícios, sendo eles supino reto, pressão de pernas, remada sentado com polia baixa e cadeira extensora.

As sessões de treinamento serão separadas entre si por 4 dias de descaso e terão as seguintes características: 1º sessão de treinamento (ST): 3 x 10 repetições realizadas a 70% de 1RM com período de intervalo (PI) de 60 segundos entre séries; 2ª ST: 3 x 10 repetições realizadas a 70% de 1RM com PI de 120 segundos; 3ª ST: 3 x 10 repetições realizadas a 70% de 1RM com PI de 180 segundos entre séries; 4ª ST: 3 séries de 10 a 12 repetições máximas (RM) com PI de 60 segundos entre séries; 5ª ST: 3 séries de 10 a 12 RM com PI de 120 segundos entre séries; 6ª ST: 3 séries de 10 a 12 RM com PI de 180 segundos entre séries. 10 minutos antes, imediatamente após e 15 minutos depois do término de cada uma das sessões de treinamento, serão coletadas amostra de sangue para a determinação dos níveis plasmáticos da testosterona, cortisol e creatina quinase.

Efeito de diferentes períodos de intervalo entre séries e da exaustão muscular sobre os níveis de Cortisol e Testosterona em indivíduos jovens submetidos ao trenamento resistido