Efeito de um programa de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) em adolescentes de 11 a 17 anos de idade de Francisco Beltrão: uma intervenção multidisciplinar

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Francisco Beltrão

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0004000000 – Ciências da Saúde

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Prevenção e promoção de saúde

Professoras: Juliana Pizzi - Durcelina Schiavoni Bortoloti - Franciele do Nascimento Santos Zonta - Greicy Peretti

Resumo: Introdução: As modificações no estilo de vida de adolescentes, principalmente ao longo das duas últimas décadas, têm favorecido o desenvolvimento de sobrepeso/obesidade e de inúmeras disfunções crônico-degenerativas em idades cada vez mais precoces. Objetivos: Analisar os efeitos de um programa multidisciplinar de exercícios físicos e orientação nutricional no excesso de peso e obesidade em adolescentes de 11 a 17 anos.

Métodos: Para tanto serão selecionados 40 adolescentes que serão divididos em Eutróficos (G1) e Excesso de peso (G2). Medidas antropométricas, de composição corporal, maturação sexual, imagem corporal, aptidão física, nível habitual de atividade física e informações sobre hábitos alimentares serão obtidas de todos os sujeitos. Os adolescentes receberão orientação nutricional seis vezes durante o programa, duas vezes em sessões individuais (pré-treinamento e após 12 semanas), e quatro vezes em grupos, sendo dois encontros com exposição teórica e atividades didáticas para fixação (quarta e oitava semanas) e dois encontros em oficinas culinárias práticas (sexta e décima semana). As atividades serão realizadas em grupos de alunos preferencialmente subdivididos por faixa etária.

Pesquisadores de Nutrição acompanharão o programa de orientação nutricional e pesquisadores da Educação Física acompanharão o programa de exercícios. As atividades serão realizadas no período da tarde no complexo esportivo do Curso de Educação Física da Universidade Paranaense Unidade de Francisco Beltrão e no Laboratório de Técnica Dietética da instituição. Para as análises serão empregadas, o teste t de Student (dados paramétricos) ou Wilcoxon (dados não paramétricos) para amostras independentes para comparar os grupos na linha de base, análise de variância (ANOVA) 2 X 2 (dados paramétricos) ou Kruskal-Wallis (dados não paramétricos) para medidas repetidas será empregada para as comparações entre os grupos (G1 e G2) e os momentos (pré e pós programa de  exercícios), o nível de significância adotado será de P < 0,05.

Resultados esperados: Espera-se que após o programa de exercícios físicos e orientações nutricionais, os adolescentes deste estudo tenham melhorado o estado de obesidade e os hábitos alimentares.