Responsabilidade Social

Efeito do número de jogadores na frequência e efetividade dos fundamentos técnicos em jogos nas categorias de base do futebol

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Umuarama

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0004000000 - Ciências da Saúde

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Ativ. Fís. Relac. Saúd. Exerc. Fís. Aptidão Fís. Des. Esp.

Professor: Marcelo Figueiro Baldi

Resumo: O consenso atual na pedagogia do esporte é de ensinar os fundamentos técnicos da modalidade a partir do jogo propriamente dito (ZISKIND, 2011). Contudo estes jogos podem assumir diferentes números de jogadores de acordo com os objetivos do treinador e levar os jogadores a diferentes possibilidades em termo de desenvolvimento técnico na modalidade.

Contudo, apesar da coerência e da riqueza das fundamentações teóricas são escassas as evidências científica que demonstram o efeito do número de jogadores na frequência e efetividade dos fundamentos técnicos em jogos nas categorias de base do futebol. Portanto, este estudo tem como objetivo analisar o efeito do número de jogadores na frequência e efetividade dos fundamentos técnicos em jogos nas categorias de base do futebol. Métodos: participarão do estudo 40 crianças da escolinha de futebol da UNIPAR com idade entre 8 e 11 anos.

Serão analisadas e comparadas as situações de jogo de “1 contra 1 + goleiros” até a situação de “4 contra 4 + goleiros”. As ações técnicas analisadas serão: o passe, domínio, drible, condução e finalização. Os jogos serão gravados em câmera digital e posteriormente analisados em vídeo. A confiabilidade das observações será testada por três observadores treinados. Em todas as análises estatísticas será estabelecido um nível de significância ≤ 5%.

Efeito do número de jogadores na frequência e efetividade dos fundamentos técnicos em jogos nas categorias de base do futebol