Responsabilidade Social

Efeitos da suplementação aguda com nitrato e diferentes aminoácidos sobre o desempenho na corrida

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Cianorte

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0004090000 – Educação Física

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Ativ. Fís. Relac. Saúd. Exerc. Fís. Aptidão Fís. Des. Esp. 

Professor: Alan Pablo Grala

Resumo: O presente estudo terá como objetivo analisar os efeitos da suplementação aguda e isolada com nitrato, BCAA, l-arginina e l-citrulina sobre o desempenho na corrida estável de longa duração. A pesquisa irá utilizar um delineamento randomizado controlado por placebo duplo-cego em crossover. Serão definidos 8 momentos distintos para a realização do estudo: momento inicial (MI), momento de familiarização (MF), e momentos de testes 1 (M1), 2 (M2), 3 (M3), 4 (M4), 5 (M5) e 6 (M6). O MI envolverá os procedimentos de antropometria e anamnese dos sujeitos selecionados (12 corredores amadores jovens). Três dias após o MI, será realizado o MF, onde serão conduzidos os processos de familiarização com os equipamentos e procedimentos da pesquisa, incluindo o teste de corrida estável de longa duração (TCLD) e o teste incremental em esteira rolante (TIE).

Sete dias após o MF, terão início as sessões de testes (M1-M6). No M1, M2, M3 e M4, os sujeitos receberão de forma randomizada, duplo-cego em crossover, 1 hora antes do início de cada sessão de testes, um dos respectivos suplementos: (1) Placebo (12g de dextrose); (2) L-arginina (6g de l-arginina + 6g de dextrose); (3) L-citrulina (6g de l-citrulina + 6g de dextrose) ou (4) BCAA (6g de BCAA + 6 grama de dextrose). No M5 e M6, os sujeitos receberão também de forma randomizada, duplo-cego em crossover, 2 horas antes das sessões de testes, a suplementação de nitrato na forma de suco de beterraba (150g de beterraba in natura processada e misturada com 250ml de água e 30 ml de groselha = 5mmol/300mg de nitrato) ou placebo (60 ml de groselha +250 ml de água).

Em todos os momentos de testes (M1-M6), após consumirem os suplementos, os sujeitos irão realizar TCLD (intensidade: 70-75% da frequência cardíaca máxima por 45 minutos). 10 minutos após a conclusão TCLD, os sujeitos realizarão o TIE até a exaustão. Em ambos os testes, serão monitorados e recordados a frequência cardíaca, índice de percepção do esforço, variabilidade da frequência cardíaca e apenas no teste incremental, o tempo total para se atingir a exaustão. 10 minutos antes e imediatamente após a realização do TCLD, serão coletadas amostras de sangue para quantificar o cortisol livre e o lactato sanguíneo. O intervalo entre todos os momentos da pesquisa será de 7 dias.

Efeitos da suplementação aguda com nitrato e diferentes aminoácidos sobre o desempenho na corrida