Responsabilidade Social

Efeitos da Suplementação crônica de L-citrulina sobre a frequência cardíaca, índice de percepção de esforço, tempo para a exaustão e resistência muscular localizada de adultos jovens submetidos ao exercício exaustivo

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Cianorte

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0004090000 – Educação Física

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Ativ. Fís. Relac. Saúd. Exerc. Fís. Aptidão Fís. Des. Esp. 

Professor: Alan Pablo Grala

Resumo: O objetivo da presente pesquisa será avaliar os efeitos da suplementação crônica de L-citrulina sobre a frequência cardíaca, índice de percepção do esforço, tempo para exaustão e resistência muscular localizada de adultos jovens submetidos ao exercício exaustivo. Serão selecionados 20 adultos jovens (idade 18-25 anos) saudáveis para compor os grupos placebo e citrulina.

Serão definidos 4 momentos distintos para a realização do estudo: momento inicial (MI), momento de familiarização (MF), momento de testes 1 (M1) e 2 (M2). O MI envolverá os procedimentos de antropometria e anamnese dos sujeitos        selecionados.

2 dias após o MI, será realizado o MF, onde serão conduzidos os processos de familiarização com o teste incremental em esteira rolante, teste de resistência muscular localizada (RML) na cadeira extensora e relato da percepção do esforço. Durante o MF também será realizado o teste de força dinâmica máxima (1RM).

Após o MF, os sujeitos serão aleatoriamente designados aos grupos placebo (PLA, n=10) ou citrulina (CIT, n=10). O intervalo entre MF, M1 e M2 será de 7 dias. No M1 e M2 ambos os grupos serão submetidos a um teste incremental em esteira rolante onde será monitorado e recordado a frequência cardíaca, índice de percepção do esforço e o tempo total para se atingir a exaustão. 1 hora após o teste incremental, tanto no M1 quanto no M2, será realizado o teste de RML na cadeira extensora. Entre M1 e M2 os grupos PLA e CIT receberão, respectivamente, 12g/dia de dextrose e 6g/dia de L-citrulina por 7 dias.

Efeitos da Suplementação crônica de L-citrulina sobre a frequência cardíaca, índice de percepção de esforço, tempo para a exaustão e resistência muscular localizada de adultos jovens submetidos ao exercício exaustivo