Formação docente: educar para a diversidade - a escola como espaço de discussão e convívio de diferenças

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0007080100 - Fundamentos da Educação

Núcleo de Pesquisa: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Linha de Pesquisa: Sociedade, Educação e Desenvolvimento

Professoras: Vivianne Augusta Pires - Lucyelena Amaral Picelli - Maria do Carmos de O. Nogueira

Resumo: Este projeto tem por finalidade investigar teoricamente sobre o educar para a diversidade e sua formação docente no convívio escolar, previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos Parecer CNE/CP Nº. 08/2012. A escola é um lugar de convivência com a diversidade, é um espaço privilegiado para discussões de questões referentes aos direitos humanos e sensibilização dos estudantes quanto a seus direitos fundamentais.

A  diversidade, entendida como construção histórica, social, cultural e política das diferenças, realiza-se em meio às relações de poder e ao crescimento das desigualdades e da crise econômica que se acentuam no contexto nacional e internacional. A presente pesquisa tem por metodologia a pesquisa bibliográfica sobre o conceito da diversidade, buscando problematizar e articular seus desdobramentos as questões pertinentes a Educação e a diversidade possibilitando um espaço de discussão, construção e desconstrução de saberes, discursos e práticas educativas na área de formação docente.