Responsabilidade Social

Investigação dos efeitos hepato e cardioprotetores de baccharis trimera (Less.) DC. sobre o desenvolvimento da aterosclerose frente a múltiplos fatores de risco

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0002100000 - Farmacologia

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Farmacologia, toxicologia e terap. experimental

Professora: Francislaine Aparecida dos Reis Livero 

Resumo: As doenças cardiovasculares (DCV) são as principais causas de mortalidade no mundo. Boa parte dos óbitos está relacionada à aterosclerose, principal causa de morte e incapacitação nos países ocidentais. Atualmente sabe-se que a aterosclerose é um processo crônico, progressivo e sistêmico, que tem como fatores desencadeantes a hipercolesterolemia e a hipertensão arterial sistêmica (HAS). Inquéritos populacionais brasileiros dos últimos 20 anos apontam uma prevalência de HAS acima de 30%. A prevenção e o controle da HAS através de novas estratégias que identifiquem com precisão a interação entre os múltiplos fatores de risco frente a novas abordagens terapêuticas oferecem benefícios tanto para o paciente quanto para a sociedade.

Um fator associado à hipertensão é a dislipidemia que também contribui de forma expressiva para a evolução da aterosclerose e, consequentemente, para as coronariopatias. Outro fator desencadeante da HAS e catalizador da doença aterosclerótica é o elevado consumo de etanol e o tabagismo, intimamente relacionados à maior prevalência da enfermidade e suas complicações. O tabagismo é considerado a maior causa mundial de morbidade e mortalidade evitáveis. Além disso, há evidências crescentes de que o tabagismo pode impactar negativamente a incidência, severidade e o curso clínico de vários tipos de doenças hepáticas crônicas, contribuindo diretamente para um complexo conjunto de interações patológicas que afetam diretamente o tratamento e o controle das doenças cardiovasculares.

Um outro fator de grande prevalência e com impactos diretos sobre a função hepática e a saúde cardiovascular é o consumo de etanol. As doenças hepáticas alcoólicas são uma das maiores causas de doenças hepáticas crônicas. Assim, o foco primário deste projeto é propor um modelo de estudo associando dislipidemia, aterosclerose e hipertensão com dois fatores de risco modificáveis, o alcoolismo e o tabagismo. Além disso, pretendemos avaliar os efeitos protetores da Baccharis trimera neste modelo experimental, uma vez que esta  espécie é amplamente empregada popularmente como agente hepatoprotetor.
 

Investigação dos efeitos hepato e cardioprotetores de baccharis trimera (Less.) DC. sobre o desenvolvimento da aterosclerose frente a múltiplos fatores de risco