Isolamento e perfil de resistência de Staphylococus Aureus proveniente de amostras de queijo minas frescal comercializados na região Noroeste do Paraná

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Paranavaí

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0005070103 – Microbiologia de Alimentos

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Prevenção e promoção de saúde

Professor: Vinicius Pereira Arantes

Resumo: O queijo Minas frescal é um dos queijos mais populares do País, sendo consumido por todas as camadas da população. O queijo Minas frescal é um produto de massa crua, com alto teor de umidade (46 a 55%), apresenta uma atividade de água (Aa) muito elevada, não maturado e que deve ser consumidos nos primeiros quinze dias após sua fabricação, pois é altamente perecível mesmo sob-refrigeração. Os queijos de massa mole com pH alto e umidade elevada permitem o desenvolvimento de muitos microrganismos. O queijo Minas Frescal tornando-se suscetível à ação de bactérias patogênicas constituindo um perigo à saúde do consumidor.

Staphylococcus aureus é uma bactéria presente nos alimentos de origem animal e muito relacionada a surtos de intoxicação alimentar, devido à   capacidade de algumas linhagens em produzir enterotoxinas estafilocócicas (EE) pré-formadas. Staphylococcus aureus é uma das causas mais frequentes de infecções hospitalares e comunidade, podendo apresentar altos valores de morbidade e mortalidade. Encontra-se presente na microbiota natural dos seres humanos e também de animais.

As infecções atribuídas a este microrganismo podem ser simples como o furúnculo, contudo podem causar em indivíduos com o sistema imunológico comprometido doenças mais graves, tais como endocardite, síndrome do choque tóxico, síndrome da pele escaldada, meningite, pneumonia  comunitária e hospitalar e, infecções devido ao uso de cateteres. Objetivo Geral: Isolar Staphylococcus aureus de amostras de queijo minas frescal, comercializados na região Noroeste do Paraná e traçar o perfil de resistência dos isolados.