Responsabilidade Social

Levantamento de dados dos exames Citopatológicos de um laboratório de Citopatologia do município de Cascavel - PR

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Cascavel

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0004000000 – Ciências da Saúde

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Prevenção e promoção de saúde

Professor: Ricardo Marcelo Abrão 

Resumo: A realização periódica do exame citopatológico do colo do útero (teste de Papanicolaou) em mulheres saudáveis continua sendo a estratégia mais adotada para o rastreamento do câncer do colo do útero. O exame também vem sendo importante na detecção e prevenção de grande variedade de alterações benignas e infecções celulares provocadas por agentes biológicos.

Em estudos epidemiológicos, são relatados que a associação do Papilomavírus Humano (HPV) com o câncer de colo de útero é forte, independente de outros fatores de risco. Quando há uma mudança nas condições que mantenham o equilíbrio da microbiota, o crescimento de bactérias aeróbicas e anaeróbicas acontece, causando alguma patologia cérvico-vaginal.

A coloração de Gram é o teste mais utilizado para detectar a presença destes microrganismos de laboratório, contudo, tendo em vista que a coloração de Papanicolaou permite uma boa observação destes elementos, e devido à sua utilização na rotina de citologia oncótica, temse utilizado essa coloração para pesquisar a presença de tais microrganismos.

Levantamento de dados dos exames Citopatológicos de um laboratório de Citopatologia do município de Cascavel - PR