Responsabilidade Social

Nível de atividades física e comportamento sedentário de idosos do município de Francisco Beltrão

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Francisco Beltrão

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0004000000 – Ciências da Saúde

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Ativ.Fís.Relac.Saúde Exerc.Fís.Des.Esp.

Professoras: Durcelina Schiavoni Bortoloti - Juliana Pizzi

Resumo: Atualmente estudos têm são direcionados no sentido de verificar o comportamento sedentário de diferentes populações inclusive em idosos, visto que recentemente, evidências de estudos epidemiológicos  prospectivos  demonstraram  que  tempo  prolongado  de  comportamento  sedentário  promove  efeitos deletérios à saúde, e que podem ser independentes da prática de atividade física.

Objetivos: Verificar o nível de atividade física e comportamento sedentário de idosos do Município de Francisco Beltrão/PR.

Métodos: Serão avaliados 450 idosos que participam dos diferentes grupos de idosos do município de Francisco Beltrão/PR Medidas antropométricas de massa corporal, estatura e circunferência de cintura serão realizadas de todos os participantes. O nível de atividade física e o comportamento sedentário será avaliado por meio de questionário proposto por Mielke et al (2012). Para medidas da frequência cardíaca, pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) será utilizado o aparelho digital da marca OMRON modelo HEM-742. Os fatores de risco bem como o comportamento sedentário e o nível de atividade física será categorizado de acordo com a literatura. Para análise dos dados serão realizadas estatística descritivas de distribuição do desfecho das variáveis independentes.

Os diferentes grupos de variáveis serão comparados através do teste estatístico de qui-quadrado. Serão realizadas ainda análises multivariáveis com controles para possíveis fatores de confusão através de regressão de logística. Os dados serão analisados no programa estatístico SPSS 20.0. O nível de significância adotado será de P < 0,05.

Resultados esperados: Espera-se que as informações produzidas por esse estudo favoreçam a produção de informações que contribuam para o estabelecimento de ações de intervenção que proporcionem, em médio e longo prazo, melhor qualidade de vida à população idosa e redução nos gastos públicos associados ao   desenvolvimento e controle de doenças.

Nível de atividades física e comportamento sedentário de idosos do município de Francisco Beltrão