Responsabilidade Social

Prevalência do uso de suplementos nutricionais entre praticantes de exercício físico em academias de Francisco Beltrão: Fatores Associados

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Francisco Beltrão

Titulação: Especialização - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0004000000 – Ciências da Saúde

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Prevenção e Promoção da Saúde

Professoras: Greicy Peretti - Durcelina Schiavoni Bortoloti - Lediana Dalla Costa

Resumo: Nos últimos anos houve aumento pela procura de academias, e paralelamente, do uso em larga escala dos suplementos nutricionais, em especial para aqueles que almejam a hipertrofia muscular. Neste sentido, este trabalho tem o objetivo de avaliar a prevalência estimada do uso dos suplementos nutricionais e adequação da necessidade do uso pelos praticantes de exercício físico em academias da cidade de Francisco Beltrão/ PR e os fatores associados ao consumo.        

Serão incluídas 20 (vinte) academias esportivas com licença para atuação na prefeitura municipal que aceitarem participar da pesquisa, e os praticantes de atividade física considerados fisicamente ativos, com idade superior a 18  anos,  de  ambos  os  sexos  e  que  aceitarem  a  participar  voluntariamente  da pesquisa. O instrumento utilizado para coleta dos dados será um questionário padronizado de múltipla escolha, elaborado por Goston (2008), com adaptações para a pesquisa.

Este questionário contempla  informações  sobre  as  condições  demográficas,  socioeconômicas,  medidas  antropométricas,  estilo  de  vida,  e sobre o consumo de suplementos nutricionais. Os indivíduos que responderem fazer o uso habitual de suplementos nutricionais serão convidados a preencher o    registro alimentar de três dias para verificar a média do consumo habitual de calorias e macronutrientes, sendo utilizado para tal finalidade o software    nutricional Diet Pro.

Prevalência do uso de suplementos nutricionais entre praticantes de exercício físico em academias de Francisco Beltrão: Fatores Associados