Responsabilidade Social

Programa de intervenção em habilidades sociais para estudantes universitários: impacto sobre o nível de estresse, qualidade de vida e desempenho acadêmico

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Francisco Beltrão

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0007070000 – Psicologia

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Prevenção e promoção de saúde

Professora: Thais Cristina Gutstein

Resumo: Habilidades Sociais são conceitualmente consideradas classes de comportamentos que  permitem  o  indivíduo  produzir  interações  sociais  efetivas, tais habilidades podem ser afetadas por déficits de aquisição (que correspondem a inabilidade por não conhecer como desempenhar dado comportamento social), e desempenho (que correspondem à falha no desempenho ou não engajamento em comportamento prossociais). Os Programas de intervenção em Habilidades sociais ou Treinamentos de Habilidades Sociais apresentam-se como estratégias de prevenção e redução de problemas de comportamento ou déficits nas Habilidades sociais e pautam-se no ensino e facilitação de padrões de comportamento prossociais, nesse sentido o estudo proposto pretende avaliar a interferência de tais estratégias nos repertórios de habilidades sociais, estresse, qualidade de vida e desempenho acadêmico em estudantes universitários. 

Uma caracterização inicial será realizada por meio de inventários, questionário sociodemográfico e informações de desempenho acadêmico, propondo-se a partir dos resultados identificados um programa de intervenção de Treinamento em Habilidades Sociais de enfoque operante, organizado em dez encontros, voltados ao desenvolvimento dos fatores de habilidades sociais que apresentaram déficits. Após a intervenção nova avaliação a partir dos mesmos instrumentos será     realizada permitindo a comparação dos repertórios dos estudantes universitários pré e pós intervenção.

Programa de intervenção em habilidades sociais para estudantes universitários: impacto sobre o nível de estresse, qualidade de vida e desempenho acadêmico