Responsabilidade Social

Uma abordagem das comorbidades relacionadas à obesidade antes e após cirurgia bariátrica

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Toledo

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0004060200 – Saúde Pública

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Saúde Coletiva

Professora: Dora de Castro Agulhon Segura

Resumo: A obesidade é uma doença crônica multifatorial, com alta prevalência na população mundial nos últimos 30 anos. Associada à obesidade existem inúmeras comorbidades, sendo as mais comuns a hipertensão arterial, diabetes melittus, hipercolesterolemia, dislipidemia, doenças cardiorrespiratórias e osteomioarticulares, depressão e alguns tipos de câncer.

Quando o tratamento convencional, composto por dietoterapia, atividade física e farmacoterapia não surtem os efeitos necessários, é indicativo um procedimento mais invasivo, porém, eficaz, como a cirurgia bariátrica, somente indicada em casos de obesidade grave. O objetivo deste estudo será analisar e descrever sobre os aspectos das comorbidades relacionadas à obesidade antes e após a cirurgia bariátrica.

Será um estudo observacional transversal envolvendo 50 mulheres com idade superior a 18 anos, que realizaram cirurgia bariátrica em uma clínica privada da cidade de Toledo-PR, que deverão responder um questionário semiestruturado composto, sobretudo, por perguntas objetivas sobre a presença de comorbidades antes e após o procedimento cirúrgico.

Uma abordagem das comorbidades relacionadas à obesidade antes e após cirurgia bariátrica