Responsabilidade Social

Vulnerabilidade em idosos cobertos pelas estratégias saúde da família de um município paranaense

Melhoria das Condições de Vida da População e Ações de Inclusão

Unidade: Francisco Beltrão

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0004000000 – Ciências da Saúde

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Saúde Coletiva

Professores: Alessandro Rodrigues Perondi - Lediana Dalla Costa

Resumo: O envelhecimento é um processo natural comum a todos o seres vivos, em que ocorrem mudanças morfológicas e funcionais. O Brasil desde os anos 80 vem aumentando sua população idosa devido ao aumento da expectativa de vida e baixo índice de fecundidade e diminuição da mortalidade infantil.

Devido ao declínio biológico típico da senescência o envelhecimento pode trazer uma maior vulnerabilidade aos indivíduos, que acabam perdendo a autonomia para defender seus próprios interesses. Conhecer as condições de saúde dos idosos permite a construção de políticas públicas de promoção à saúde e envelhecimento saudável. Desde a criação da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa e a Política Nacional da Atenção Básica, devem-se zelar pela a promoção e proteção a saúde, os profissionais envolvidos deverão garantir ao idoso um envelhecimento saudável e digno.

Objetivo: O objetivo do estudo é identificar o índice de vulnerabilidade de idosos cobertos pelas Estratégias Saúde da Família da zona urbana do município de Francisco Beltrão, Paraná. Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória, de campo, de caráter transversal, realizada com uma amostra representativa de todos os idosos cobertos pelas Estratégias de Saúde da Família do Município de Francisco Beltrão, Paraná, a qual busca identificar o índice de vulnerabilidade por meio da aplicação do instrumento Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional-20, versão profissionais de saúde.

A amostra será composta por idosos com idade igual ou superior a 60 anos, cobertos pelas Estratégias Saúde da Família, correspondentes a região urbana do município de Francisco Beltrão, Paraná. Para o cálculo do tamanho amostral será realizada uma estratificação proporcional por unidade de saúde com intervalo de confiança de 95% e erro amostral de 5%.

Vulnerabilidade em idosos cobertos pelas estratégias saúde da família de um município paranaense