Responsabilidade Social

O panorama de MPB (Música Popular Brasileira), no final do século passado e a atualidade musical

Memorial Cultura da Produção Artística e Patrimônio Cultural

Unidade: Umuarama

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0007050500 – História do Brasil

Núcleo de Pesquisa: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Linha de Pesquisa: História e Sociedade Brasileira

Professora: Fernanda da Conceição Barradas

Resumo: O Panorama da MPB no Final do Século Passado e a Atualidade Musical.

Focaliza-se alguns aspectos da MPB no fechamento do século XX e o panorama atual de surpreendentes transformações virtuais. Relativamente fácil analisar o que se situa na anterioridade, objeto de historiografias e estudos culturais já construídos. A grande dificuldade é buscar no registro jornalístico que se desenrola, uma coerência e sistematização do aparente caos cultural em efervescente transformações tecnológica, econômica, midiática, etc., como:

-  A tecnologia da produção de música no século XXI;

-  O jornalismo como principal fonte histórica do momento musical em curso;

-  Os grandes shows capazes de atrair público de centenas de milhares de pessoas;

-  Os principais gêneros musicais transformados em metagêneros;

-  A adaptação difícil da indústria fonográfica;

-  Os novos formatos na cadeia de produção e venda da música;

-  A explosão da indústria da diversão e conseqüente emersão de milhares de novos artistas;

-  A impossibilidade de se conferir “status” aos melhores em suas respectivas áreas musicais;

-  A hegemonia da música sertaneja no atual momento e a afirmação da música pop religiosa (gospel);

-  Ainda presentes, mas em plano secundário, remanescentes do século passado como forró, axé, rock brazuca, pagode, samba tradicional e mangue beat;

-  Gêneros brasileiros de excelente qualidade como a bossa nova, o chorinho, os sambas mais tradicionais, presentes apenas em circuitos “underground”.

-  O desaparecimento da música de conteúdo estético e literário de audição contemplativa;

A consagração da “dance music”, executada na modalidade “tump, tump”, sampleada ou remixada. Limita-se a investigação, porém temas instigantes permanecem “em aberto”.

O panorama de MPB (Música Popular Brasileira), no final do século passado e a atualidade musical