A re-orientação profissional na Universidade e o papel dos Professores neste processo

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0007070700 – Psicologia do Desenvolvimento Humano

Núcleo de Pesquisa: Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas

Linha de Pesquisa: Sociedade, Educação e Desenvolvimento

Professora: Maria Adelaide Pessini

Resumo: O referido projeto tem por objetivo compreender os fatores que influenciam a escolha profissional dos universitários e sua visão a respeito da reorientação profissional, considerando o papel do professor nesse processo. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, composta por proposições teóricas no campo da psicologia social e da personalidade numa perspectiva sócio-histórica. A abordagem metodológica da pesquisa se dará através do Focus Group.

Serão realizadas revisões bibliográficas sobre o desenvolvimento histórico da orientação profissional; escolha profissional e compromisso social; globalização e escolha profissional; o sentido e o significado da escolha profissional; sujeitos da orientação e da reorientação profissional; atuação do psicólogo na orientação profissional e na reorientação profissional.