Responsabilidade Social

Alterações clínicas, ovarianas e uterinas decorrentes do uso de anticoncepcionais hormonais em cadelas e gatas

Responsabilidade Social

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0005050000 – Medicina Veterinária

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Educação e Saúde Única

Professoras: Ana Maria Quessada – Rita de Cassia Lima Ribeiro

Resumo: O controle de natalidade em cães e gatos é importante do ponto de vista de saúde pública e bem-estar animal. Para cadelas e gatas, o melhor método de evitar a gestação indesejada é a castração cirúrgica. No entanto, tal procedimento é considerado caro para muitos tutores, além de necessitar de profissional habilitado e locais específicos (centros cirúrgicos) para sua realização. Desta maneira, muitos tutores optam por realizar a contracepção em cadelas e gatas por meio de contraceptivos hormonais que são mais baratos e fáceis de serem encontrados e aplicados.

Contudo, tais medicamentos possuem muitos efeitos colaterais, incluindo formação de tumores mamários, piometra, morte fetal, entre outros. Com o objetivo de acompanhar cadelas e gatas cujos tutores optem por administrar anticoncepcionais hormonais, serão selecionadas 20 cadelas e 10 gatas na cidade de Umuarama (PR).

Os tutores de tais animais serão abordados ao procurarem um estabelecimento veterinário para comprar o anticoncepcional. Depois do aceite do tutor, os animais serão submetidos a exame clínico completo e ultrassonografia abdominal. Após a realização de tais exames, será administrado o anticoncepcional e os animais serão acompanhados por 90 dias. Findo este período, as cadelas e gatas serão castradas cirurgicamente.

 Os órgãos retirados durante a cirurgia (ovários e útero) serão colhidos e imersos em formol para realização de cortes histológicos. As lâminas assim obtidas serão coradas com hematoxilina-eosina e serão examinadas em busca de alterações patológicas. Os dados serão submetidos a testes estatísticos apropriados.

Alterações clínicas, ovarianas e uterinas decorrentes do uso de anticoncepcionais hormonais em cadelas e gatas