Responsabilidade Social

As práticas docentes na Educação Básica: História - Avanços e retrocessos

Responsabilidade Social

Unidade: Guaíra

Titulação: Especialização - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0007080000 – Educação

Núcleo de Pesquisa: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Linha de Pesquisa: Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação

Professores: José Ricardo Skolmovski da Silva – Rosiley Berton Pacheco

Resumo: O presente projeto busca investigar o contexto histórico em que se deram as diferentes práticas docentes. Para tanto, objetiva-se compreender o contexto em que as diversas teorias/metodologias didático-pedagógicas foram desenvolvidas, quais as percepções de seus intelectuais e quais os resultados destes modelos na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio). Esta pesquisa situa-se no campo da história e historiografia da educação e tem por base bibliográfica de textos, livros e artigos desenvolvidos por autores como Freire, Saviani, Libaneo, Luckesi, Gasparin, dentre outros.

As práticas docentes na Educação Básica: História - Avanços e retrocessos