Responsabilidade Social

Detecção de Listeria Monocytognes em leite comercializado na região Noroeste do Estado do Paraná, Brasil

Responsabilidade Social

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0005050200 – Medicina Veterinária Preventiva

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Medicina Veterinária Preventiva

Professor: Luiz Sergio Merlini

Resumo: A cadeia produtiva do leite pode favorecer a contaminação por Listeria monocytogenes bem como outras espécies de Listeria sp, e o leite pode servir de fonte de contaminação para os consumidores. Dentre os patógenos veiculados por alimentos e que têm causado grande preocupação, nas últimas décadas, pode-se destacar Listeria monocytogenes, é um importante patógeno de origem alimentar, uma vez que a presença desse micro-organismo em alimentos pode causar listeriose. A listeriose causa gastrenterite e, em casos mais graves, ocasiona septicemia, meningite e meningoencefalite.

Surtos de listeriose, embora   relativamente raros, sempre envolvem mortalidade, sobretudo em grupos de risco bem definidos (idosos, neonatos, gestantes e pessoas imunodeprimidas). A higiene e o controle do leite e produtos lácteos têm como objetivo básico assegurar a sua inocuidade ao consumidor. A contaminação com certos micro-organismos e/ou suas toxinas, constituem as causas mais freqüentes de problemas sanitários, além das perdas econômicas.

Concernente à microbiota presente no leite a Listeria monocytogenes têm recebido especial atenção nos últimos anos, porque causam doenças de origem alimentar e têm a capacidade de se desenvolver em temperatura de refrigeração, fator preocupante para a indústria de alimentos Visando complementar as informações sobre a qualidade microbiológica do leite comercializado na região noroeste do estado do Paraná, o objetivo deste trabalho será analisar 50 amostras de  leite pasteurizado tipo C para a pesquisa de Listeria monocytogenes. As análises serão realizadas no laboratório de inspeção e controle de qualidade  de alimentos e água (LACOMA) da Universidade Federal do Paraná, campus Palotina.

Detecção de Listeria Monocytognes em leite comercializado na região Noroeste do Estado do Paraná, Brasil