Habilidades sociais e estresse em estudantes universitários: um estudo de caracterização

Unidade: Francisco Beltrão

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0007070000 – Psicologia

Núcleo de Pesquisa: Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Prevenção e promoção de saúde

Professora: Thais Cristina Gutstein Nazar

Resumo: Muitos estudos apontam que o sucesso acadêmico está diretamente relacionado com a aquisição das habilidades sociais. Além disso, sabe-se que o ensino superior é um campo propício para o desenvolvimento do estresse. O Treinamento das Habilidades Sociais (THS) é importante na medida em que facilita o acesso aos reforçadores a partir da promoção de habilidades sociais como: falar em publico,  lidar  com  críticas,  estabelecer relacionamento amoroso, apresentar-se a outra pessoa, participar de conversação, discordar do grupo. A aquisição dessas habilidades contribui para relações satisfatórias e para a saúde mental dos indivíduos.

Dessa forma, a intervenção nos relacionamentos interpessoais de estudantes universitários parece ser uma alternativa para minimizar déficits a partir da promoção nas habilidades sociais. No entanto, para uma intervenção faz-se necessário inicialmente caracterizar o perfil de habilidades  e/ou  dificuldades dos estudantes e do nível de estresse que estão inseridos no contexto universitário, a fim de uma elaboração de estratégias mais condizente com a população atendida. O objetivo central desse projeto de pesquisa é o de caraterizar o perfil dos estudantes universitários quanto ao desempenho acadêmico, habilidades sociais e estresse.

As dificuldades são relacionadas ao desenvolvimento interpessoal no ambiente universitário. Para a caracterização da clientela serão analisados os dados previamente dos inventários, do questionário sócio demográfico e das notas dos universitários. Futuramente serão desenvolvidos e testados procedimentos de avaliação e de intervenção junto a esta clientela.