Levantamento e catalogação de fontes primárias e secundárias da história da educação do Município de Guaíra - PR

Unidade: Guaíra

Titulação: Especialização - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0007080102 –  História da Educação

Linha de Pesquisa: Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação

Professores: José Ricardo Skolmovski da Silva – Rosiley Berton Pacheco

Resumo: Este estudo tem por objetivo levantar e catalogar as fontes primárias e secundárias da história da educação do município de Guaíra-PR. Situado entre os estudos de História e Historiografia da Educação, Políticas Educacionais e Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da educação e inseridas no âmbito de pesquisas sobre Estado, Sociedade e Educação, a pesquisa desenvolve uma  abordagem  investigativa no sentido de constituir um corpus documental para construir uma história da educação guairense e suas múltiplas relações com as esferas estadual e nacional. Para tanto, este estudo toma como objeto de pesquisa os diferentes documentos que versam sobre educação e que poderão ser encontrados no arquivo morto da Secretaria de Educação.

São leis, decretos, relatórios, atas, livros de registro, regimentos, livro ponto, ofícios, memorando, fotos e tudo que possa contribuir para a construção de uma narrativa sobre a educação no município. Elege-se como recorte espacial a educação no município de Guaíra-PR e como recorte temporal o século XX, por se tratar do século em que mais houveram tentativas de institucionalização e expansão do ensino público no Paraná e por ser neste mesmo tempo o da emancipação do município de Foz do Iguaçu. A partir da análise desta temática é possível levantar os seguintes problemas: Como a educação primária e secundária se organizou no município de Guaíra-PR? Que elementos sociais influenciaram historicamente na constituição de sua realidade educacional? Como o município se apropriou dos ideais educativos emanados do estado e da nação? De que forma as políticas públicas para a educação chegavam até este município? Tomando como base esta problematização, justificamos a sua importância pela relevância de perceber, a partir do longo processo de institucionalização e expansão da educação paranaense, as diferentes formas com as quais os municípios se apropriaram das ideias que estavam em circulação para se efetivarem.

Ainda, é possível, a partir das análises que poderão ser realizadas, tecer uma História da Educação do Município de Guaíra-PR, contribuindo tanto para a criação da identidade educacional da cidade, quanto para refletir sobre os legados educacionais evidenciados pela construção histórica da educação. Como objetivos específicos, elencamos três, a saber: apreender o contexto social, econômico e político do município de Guaíra-PR e suas relações com os contextos estadual e municipal, quando da institucionalização das primeiras escolas; compreender a cultura escolar das instituições de ensino e suas inter-relações com os ideais educativos emanados de outras esferas (estadual e nacional); e perceber de que forma as políticas públicas chegavam ao município. Neste sentido o presente projeto se orienta metodologicamente por pesquisa de revisão de bibliografia, tanto no arquivo da secretaria de educação de Guaíra-PR quanto na historiografia que versa sobre o período e o espaço objeto desta pesquisa.