Responsabilidade Social

Metodologia ativa e o papel dos Professores no ensino médio profissionalizante na área da Enfermagem: Abordagem conceitual

Responsabilidade Social

Unidade: Cascavel

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0007070805 – Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula

Núcleo de Pesquisa: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Linha de Pesquisa: Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação

Professora: Anália Fiorini Ogura

Resumo: O proposito central deste  estudo terá por objetivo verificar os aspectos conceituais relativos à metodologia ativa destacando os benefícios e sua importância na formação docente na área da saúde, mais especificamente elaborar um quadro teórico metodológico sobre as discussões atuais sobre as metodologias ativas; identificar quais são os benefícios em sala de aula das metodologias ativas; discutir sobre o papel dos professores do ensino médio profissionalizante na área da enfermagem; Uma vez definidos os objetivos do estudo, apresentar-se na sequência, a bibliografia especializada consultada acerca da temática em tela.

 Evidenciam-se muitas literaturas referentes às metodologias ativas e a formação dos professores do ensino médio profissionalizantes. Em uma revisão de literatura foram identificados vários trabalhos que, de uma maneira geral abordam sobre este assunto especificado acima. Trata-se de uma pesquisa bibliografia que segundo Gil (2010) ressalta como aquela que visa buscar informações em livros e artigos científicos.

Para tanto, irá compor de uma revisão integrativa, metodologia cuja proposta combina “dados da literatura teórica e empírica, além de incorporar um vasto leque de propósitos: definição de conceitos, revisão de teorias e evidências, e análise de problemas metodológicos de um tópico particular. Dessa forma, podem- se identificar lacunas de conhecimento, levantar o conhecimento já produzido e indicar prioridades para futuros estudos, ou seja, é uma “metodologia que proporciona a síntese do conhecimento e a inclusão da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática”. A busca dos artigos incide em consulta às principais bases de periódicos brasileiros: BVS, Capes e SciELO.

Os critérios de inclusão serão: recorte temporal nos últimos cinco anos (na data da realização da pesquisa), assim, de 2012 a 2018; texto integral disponível em formato eletrônico, gratuito e redigido em português; presença do termo de busca “metodologia (s) ativa (s)” no título; e ser compatível com no mínimo um dos objetivos da pesquisa, isso é, contemplar os cenários de uso das metodologias ativas. Este estudo busca contribuir para ampliar o conhecimento metodológico em sala da aula.

Metodologia ativa e o papel dos Professores no ensino médio profissionalizante na área da Enfermagem: Abordagem conceitual