Responsabilidade Social

Precisar não precisa - Um olhar sobre o consumo através das gerações

Responsabilidade Social

Unidade: Paranavaí

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0006120000 – Desenho Industrial

Núcleo de Pesquisa: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Linha de Pesquisa: Sociedade, Educação e Desenvolvimento

Professor: Marcos Jose Alves de Lima

Resumo: A razão para aquisição de um produto, ou seja, o ato da compra parece sempre ser permeado ou mediado pela aura da necessidade que plenamente abona a compra. Contudo, será que tudo que compramos é realmente necessário?

O consumo é uma atividade econômica que consiste na utilização, destruição ou aquisição de bens ou serviços. Este ato pode ser efetuado pelas famílias, empresas ou outros agentes econômicos, tornando-se estes consumidores, permitindo também satisfazer as respectivas necessidades. O Consumismo é o ato que está relacionado ao consumo excessivo, ou seja, à compra de produtos ou serviços de modo exagerado. O consumismo é característico das sociedades modernas capitalistas e da expansão da globalização. Está inserido na denominada: “Sociedade do Consumo”, donde ocorre o consumo massivo e desenfreado de bens e serviços que visa, sobretudo, o lucro das empresas e o desenvolvimento econômico.

Precisar não precisa - Um olhar sobre o consumo através das gerações