Responsabilidade Social

Reflexões sobre o consumismo e a percepção pungente do design de moda

Responsabilidade Social

Unidade: Cianorte

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 000908000 – Ciências Sociais

Núcleo de Pesquisa: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Linha de Pesquisa: Organizações, Mercados e Desenvolvimento

Professor: Marcos José Alves de Lima

Resumo: O ser humano, além de estar sempre sendo bombardeado com milhões de estímulos para o consumo, já se encontra soterrado pelos produtos do qual tem se cercado e colecionado ao longo da vida. Há um entendimento consensual que as pessoas cercam-se de produtos quem fazem contato com sua psique, e, vem ou deveriam vir cheios de valor simbólico, viscerais e significância, contudo, diante do excesso de consumo atual, acredita-se que está mágica da ligação psíquica com o produto não esteja acontecendo, pois ao mesmo tempo em que um produto se torna alvo do desejo humano, em pouquíssimo tempo a paixão por esse novo objeto esfria, sem que este objeto deixe de ocupar um lugar no status do pertencimento e/ou da posse e não um espaço de significância ou importância na conjunção emocional que lhe gere satisfação ou contentamento.

Reflexões sobre o consumismo e a percepção pungente do design de moda