Resistência de bactérias isoladas de animais de companhia e produção no Hospital Veterinário da Universidade Paranaense (Unipar)

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0005050200 – Medicina Veterinária Preventiva

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Medicina Veterinária Preventiva

Professoras: Daniela Dib Gonçalves - Lisiane de Almeida Martins

Resumo: A resistência aos antimicrobianos é uma das grandes preocupações para a comunidade médica e veterinária, pois é um problema complexo que envolve várias espécies bacterianas, seus mecanismos de resistência e transferência desta a outras bactérias. O objetivo deste trabalho é Avaliar o perfil de resistência antimicrobiana in vitro de isolados bacterianos de diferentes processos infecciosos de pacientes atendidos no Setor de Clínica Cirúrgica de Animais de companhia e produção do Hospital Veterinário da Universidade Paranaense (UNIPAR).

Serão processados no Laboratório de Doenças Infecciosas do Hospital Veterinário e no Laboratório de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública da UNIPAR swabs estéreis de feridas de diversas afecções de cães, gatos, bovinos, equinos, suínos e ovinos que receberem atendimento clínico e cirúrgico no Hospital Veterinário da UNIPAR no período de setembro de 2013 a setembro de 2014. Cada isolado será submetido identificação de características macroscópicas, características microscópicas e provas bioquímicas para caracterização das estirpes. Os meios de cultura utilizados serão caldo Muller Hinton e Ágar Muller Hinton e posterior para a realização do antibiograma serão utilizados aproximadamente 3 a 5 colônias para semeadura. A concentração bacteriana será correspondente a turbidez da escala 0,5 de Mc Farland e a espessura da camada de ágar na placa 4 mm. Após a identificação, as amostras serão testadas quanto à susceptibilidade a antibióticos por difusão em disco de ágar in vitro utilizando-se discos de antibióticos segundo indicações terapêuticas para cada sítio de infecção, ou de acordo com o tratamento adotado na rotina.

Os antibióticos testados serão amicacina 30mcg, amoxacilina associada ao ácido clavulânico 30mcg, amoxacilina 10mcg, ampicilina 10mcg, cefalotina 30mcg, cefalexina 30mcg, ceftiofur 30mcg, clindamicina 2mcg, ciprofloxacina 5mcg, enrofloxacina 5mcg, gentamicina 10mcg, lincomicina  5mcg, neomicina 30mcg, norfloxacina 10mcg, orbifloxacina 10mcg, penicilina 5mcg, sulfazotrin 25mcg, tobramicina 10mcg, Orbifloxacina. Os halos de inibição dos antibióticos serão interpretados de acordo com Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI 2008).