A re-orientação profissional em época de crise, como possibilidade de escolha para os estudantes universitários

Valorização da Diversidade

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0007070700 – Psicologia do Desenvolvimento Humano

Linha de Pesquisa: Sociedade, Educação e Desenvolvimento

Professora: Maria Adelaide Pessini

Resumo:  O referido projeto tem por objetivo refletir sobre a atuação do psicólogo na re-orientação profissional, buscando conhecimentos que dê suporte a essa prática. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, composta por proposições teóricas no campo da psicologia social e da personalidade numa perspectiva sócio-histórica. A abordagem metodológica da pesquisa se dará através do Focus Group.

Serão realizadas revisões bibliográficas sobre o desenvolvimento histórico da orientação profissional; escolha profissional e compromisso social; globalização e escolha profissional; o sentido e o significado da escolha profissional; sujeitos da orientação e da re-orientação profissional; atuação do psicólogo na orientação profissional e na re-orientação profissional.