Responsabilidade Social

Influência do estresse salino do crescimento e produção do óleo Vegetal de Curcuma Longa L

Valorização da Diversidade

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0000000000 –

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Biotecnologia aplicada ao melhoramento vegetal

Professoras: Silvia Graciele Hulse de Souza

Resumo: Na agricultura, ambientes salinos são prejudiciais às plantas por afetarem o seu metabolismo. Desta forma, o objetivo desse trabalho será avaliar plantas de cúrcuma (Curcuma longa L.) submetidas ao estresse salino nos aspectos agromorfológicos e na produção e composição do seu óleo essencial.

O experimento será conduzido em casa de vegetação, onde plantas com 180 dias de idade serão plantadas para vasos plásticos (5 litros) contendo solo:substrato: areia (2:1:1 v). Serão utilizados oito vasos por tratamento de NaCl (50, 100 e 150mM). O controle consistiu de água. Serão avaliados os parâmetros como: altura da parte aérea (APA), massa fresca da parte aérea (MFPA), estômatos e rendimento e composição do óleo essencial (OE).

 Os dados serão submetidos à análise de variância e ao teste de média Tukey (p ≤0,05). Os dados serão submetidos à análise de variância e ao teste de média Tukey (p ≤0,05). Pretende-se compreender como plantas de cúrcuma respondem em condições ambientais adversas.

 

Influência do estresse salino do crescimento e produção do óleo Vegetal de Curcuma Longa L