Responsabilidade Social

A paisagem recriada - Os aspectos da "Gentrification" - olhares sob a ótica da identidade urbana sobre o patrimônio construído

Valorização do Meio Ambiente

Unidade: Cascavel

Titulação: Especialização - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0006050201 – Informação, Cadastro e Mapeamento

Núcleo de Pesquisa: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Linha de Pesquisa: Comport.humano rel.edific.amb.intraurb.periurb.

Professor: Emerson Souza dos Santos 

Resumo: O crescimento das cidades engendradas por políticas de desenvolvimento urbano onde a “concorrência intercidades” notabiliza uma valorização do patrimônio   histórico aliada á recuperação da infra-estrutura urbana, como ponto articulador da economia local delineadas por mudanças no centro tradicional, com vista a sua adequação funcional e simbólica.

Partindo deste norte a proposta deste trabalho exponencia a pesquisa focada nas mudanças da paisagem urbana, em específico dos centros urbanos das maiores cidades brasileiras, no que tange ao enobrecimento do espaço em nome de uma política de “revitalização” em detrimento de aspectos importantes do sistema urbano: as relações sociais enraizadas no espaço, a historicidade do lugar e os patrimônios que os acercam.

“Os projetos de requalificação urbana, por realçarem os aspectos mercadológicos do patrimônio, alteram também o sentido público e político do espaço urbano, ao tomar o cidadão como consumidor, atualizando os nexos entre cultura de consumo e produção de mercadorias” (GASPAR 2009,p.03 apud LEITE, 2006 p28).

Entende-se dessa maneira que a proposta desta pesquisa concentra-se na observação da evolução dos centros urbanos tendo o “olhar” sobre as políticas de preservação do patrimônio histórico, as políticas públicas no que se refere ao planejamento urbano e a antropologia urbana na qual embasa e fomenta a discussão sobre o processo de valoração da cidade.

A paisagem recriada – os aspectos da “gentrification” – olhares sob a ótica da identidade urbana oportuniza uma reflexão sobre a qualificação do espaço urbano referenciando valores históricos, urbanísticos, políticos e até sociológicos.

A paisagem recriada - Os aspectos da "Gentrification" - olhares sob a ótica da identidade urbana sobre o patrimônio construído