Responsabilidade Social

Avaliação da substituição de agregados por resíduos da construção civil em misturas de concreto

Valorização do Meio Ambiente

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0003010100 – Construção Civil

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnólogicas

Linha de Pesquisa: Tec. Mat. Reaproveit. Resíduos na Cosntrução Civil

Professor: Everlei Camara

Resumo: O aumento irregular das cidades no Brasil vem gerando um problema quanto à qualidade de vida da sociedade e da natureza, pelo fato do mal planejamento urbano e ambiental, acarretando crescimento da produção de resíduos de construção civil, vindo a se tornar um conflito de grande expressão no país (FREITAS, 2009).

Com o crescimento e também o avançado desenvolvimento da construção civil, o consumo de recursos naturais vem aumentando gradativamente e isso tem sido um problema para o meio ambiente, tornando o pensamento da sustentabilidade e a prática do reaproveitamento uma atividade de extrema importância.

Um exemplo dessa problemática ocorre com a destinação dos resíduos de construção e demolição (RCD), pois são poucos os lugares apropriados para descarte,  acumulando milhões de metros cúbicos de RCD, materiais estes que devidamente selecionados e preparados podem ser reaproveitados na substituição parcial, ou até mesmo total, de alguns agregados como a brita ou areia, em misturas de concreto. Essa medida de substituição do agregado natural pelo reciclado, ajuda na preservação do meio ambiente, dando uma finalidade adequada a estes materiais que são descartados. Muitas vezes, com a falta de locais específicos para a destinação dos resíduos de construção civil, eles acabam sendo depositados clandestinamente em locais impróprios.

O alto crescimento do descarte de resíduos sólidos acarreta em diversos problemas no ambiente, como poluição natural, visual e atmosférica, podendo causar doenças, e contribuindo para a propagação de insetos e fungos no ambiente (DIAS; SILVA, F. J. G.; SILVA, A. M., 2013).

Avaliação da substituição de agregados por resíduos da construção civil em misturas de concreto