Responsabilidade Social

Avaliação de sequências do gene Opsin como marcadores moleculares filogenéticos para espécies do gênero Cichla

Valorização do Meio Ambiente

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0002020000 – Genética

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológias, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Coleta, caracter. e conservação de germoplasma

Professor: Luciano Seraphim Gasques 

Resumo: O tucunaré, peixe pertencente ao gênero Cichla e família Cichlidae, é espécie exótico na planície de inundação do Alto rio Paraná, onde foram confirmadas a presença das espécies C. kelberi e C. piquiti e C. monoculus.

Sua introdução nesta localidade não é totalmente clara e sua presença tem ocasionado grande impacto negativo à diversidade de espécies desta região. A família Cichlidae também é conhecida por ser de grande interesse para estudos filogenéticos.

Análises com marcadores moleculares tem auxiliado tanto na identificação de espécies quanto na análise evolutiva de peixes. Desta forma é importante prospectar regiões do genoma destes organismos que possam ser utilizadas como marcadores moleculares. O objetivo deste projeto é verificar a eficiência de sequências do gene relacionado a visão, o opsin RH1, na distinção as espécies do gênero Cichla e para o estabelecimento de filogenias de espécies neotropicais da família Cichlidae visando o entendimento da estrutura das populações de Cichla kelberi, C. piquiti e C. monoculus, presentes na planície de inundação do alto rio Paraná.

Portanto, Será realizada a extração de DNA de tecidos para posterior amplificação do gene RH1, e análise genética e filogenética das sequências.

Avaliação de sequências do gene Opsin como marcadores moleculares filogenéticos para espécies do gênero Cichla