Responsabilidade Social

Crescimento e desenvolvimento da planta Echinodorus Grandiflorus sob adição de fitohormônios e fósforo ao solo

Valorização do Meio Ambiente

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0005010000 – Agronomia

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnólogicas 

Linha de Pesquisa: Biotecnologia aplicada à microbiologia agrícola

Professor: Odair Alberton

Resumo: A planta Echinodorus grandiflorus, apresenta grande potencial área farmacêutica. As plantas e os extratos vegetais foram e continuam sendo de grande relevância, tendo em vista a utilização das substâncias ativas como protótipos para o desenvolvimento de fármacos, e como fonte de matérias-primas farmacêuticas. Ainda não se tem conhecimento da adição de fitohormônios e fósforo ao solo e quais serão os efeitos no crescimento e metabolismo da planta.

Sendo assim, o projeto tem por objetivo avaliar o crescimento da planta E. grandiflorus sob a adição ou não de fitohormônios e baixa ou alta adição de fósforo ao solo. Será conduzido um experimento em blocos com parcelas subdivididas em um design experimental fatorial (2 x 2), sendo com a adição (1 L ha-1) ou não do fitohormônio Stimulate® e com alta (200 mg de P kg-1 de solo) ou baixa (20 mg de P kg-1 de solo) adição de fósforo ao solo. No total serão 4 tratamentos e cada tratamento com 4 repetições, num total de 16 unidades experimentais.

Serão avaliados o índice de clorofila e a produção de biomassa, o fósforo e nitrogênio na planta, a extração de extrato bruto e a concentração inibitória mínima do extrato bruto frente a isolados de fitopatógenos. O extrato bruto de E. grandiflorus é composto principalmente por diterpenoides e flavonoides, sendo que estes compostos tem grande utilidade e interesse pela indústria farmacêutica e química. Quanto aos resultados, espera-se que o uso de fitohormônios e aplicação de fósforo no solo reflitam no aumento na biomassa da planta e levando a modificação no metabolismo da planta, sendo que desta forma, podem gerar importante impacto científico e econômico, pois  futuramente, este produto natural pode se tornar fonte de matéria prima.

Crescimento e desenvolvimento da planta Echinodorus Grandiflorus sob adição de fitohormônios e fósforo ao solo