Responsabilidade Social

Efeito das doses de boro no rendimento agronômico de alface americana e cenoura cultivadas em sistema de consócio

Valorização do Meio Ambiente

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0002030301 – Nutrição e Crescimento Vegetal

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Produção Vegetal

Professora: Carolina Amaral Tavares

Resumo: Atualmente o consumo de hortaliças tem aumentado devido a maior conscientização da população em busca de uma dieta alimentar mais rica e saudável. Desse modo, o desenvolvimento de sistemas de cultivo com hortaliças, com vistas à otimização da produtividade, tem exigido dos agricultores esforços no sentido de reduzir ou até mesmo eliminar as deficiências do setor produtivo (Montezano e Peil, 2006).

O manejo e adubação corretos nos sistemas de cultivos promovem redução de insumos, garantindo ao produtor economia e reduzindo contaminantes ao meio ambiente. O objetivo do trabalho é avaliar o desempenho agronômico da alface americana e cenoura cultivadas em sistema consorciado e pela adubação boratada.

O experimento será conduzindo na horta didática do curso de Engenharia Agronômica, no Campus Tiradentes da  Universidade  Paranaense,  Umuarama/PR.  Serão  realizadas  análises  químicas  do  solo  para caracterização do nível nutricional e necessidade de correção e adubação dos mesmos.

O delineamento experimental será um fatorial 3x3, com análise de 3 doses de boro (A serem determinadas a partir da análise de solo a ser realizada) e 3 sistemas de cultivo (cultivos solteiros de alface americana e cenoura e cultivo consorciado entre elas).

Efeito das doses de boro no rendimento agronômico de alface americana e cenoura cultivadas em sistema de consócio