Fitossociologia da espécia Araucária Angustifolia (Bert.) O. Kuntze em área de relevante interesse ecológico, Pato Branco, Paraná

Valorização do Meio Ambiente

Unidade: Francisco Beltrão

Titulação: Mestrado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0002030000 – Botânica

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Coleta, caracter.e conservação de germoplasma

Professora: Luciana Pellizzaro

Resumo: A fitossociologia é a ciência que busca descrever e compreender a associação existente entre as espécies vegetais dentre de uma comunidade ecológica (CHAVES et al. 2013) sendo uma ferramenta de grande utilidade na determinação do papel e importância de espécies dentro das comunidades ecológicas, possibilitando definir graus de hierarquização ou dominância, além de trazer dados quantitativos que que contribuem na obtenção de parâmetros importantes para realização de técnicas como manejo e conservação.

A espécie arbórea Araucaria angustifolia (Bert) O. Kuntze. é uma gimnosperma que possui grande importância ecológica, criando condições que podem facilitar o desenvolvimento de outras espécies vegetais como: imbuia, canelas, erva-mate, mirtáceas e xaxim, por meio de sombreamento. Da mesma forma pode ser utilizada em práticas de regeneração de vegetação em áreas degradadas.

Entre as diversas categorias de Unidades de conservação classificadas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação, está a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie). Essas áreas têm como objetivo conservar uma biota diferente de um contexto botânico regional. A Arie do Buriti, localizada em Pato Branco, Paraná, com área de 85 ha foi criada com a finalidade de preservação de uma palmeira do gênero Tritrhinax, cuja espécie ainda traz confusão entre, brasiliensis, acanthocoma ou brasiliensis var. acanthocoma (Drude) Mattos. Vários estudos lá realizados tiveram foco nestas espécies.

Assim, o presente trabalho, tem como objetivo realizar o estudo fitossociológico da Araucaria angustifolia em relação às demais espécies arbóreas na Arie do Buriti. Serão determinadas neste estudo a dominância, a frequência e a densidade da espécie alvo. Para tanto será usado o método de parcelas múltiplas, com uma área amostral de 4ha.

Posteriormente os dados poderão ser utilizados para a realização de outras pesquisas que incluam conservação do local, manejo sustentado e avaliação da interação ecológica.