Responsabilidade Social

Funtoxicidade de estratos e óleo essencial de tubérculos de Cyperus Rotundus Linn. Sobre o fitopatógeno de gênero Colletotrichum agente causal da Antracnose em frutas e hortaliças

Valorização do Meio Ambiente

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0005000000 – Ciências Agrárias

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Biotecnologia aplicada à microbiologia agrícola

Professora: Lucimar Pereira Bonett 

Resumo: A demanda por frutas e hortaliças com baixo nível residual de agrotóxicos é cada vez maior. O uso exacerbado de defensivos agrícolas industrializados tem   originado, em plantas, patógenos resistentes, isso faz com que os produtores coloquem cada vez mais defensivos em seus cultivos com intuito de manter a  produtividade e a qualidade de seus produtos. Princípios ativos derivados de metabólitos secundários presentes em extratos de plantas podem inibir o  desenvolvimentos de organismos fitopatogênicos. Tem sido verificado que a maioria dos extratos de plantas apresenta propriedades antifúngicas.  

A espécie Cyperus rotundus se multiplica por semente e por bulbos, tubérculos e rizomas subterrâneos. No Brasil sua ampla distribuição capacidade de competição e agressividade, bem como à dificuldade de controle e erradicação em muitos agroecossistemas é considerada como a principal planta daninha das principais culturas. Os estudos fitoquímicos feitas C. rotundus, mostraram a presença de gruposde metabólitos secundários, tais como alcalóides, flavonóides, taninos e glicosídeos. Assim, o objetivo deste trabalho será o de avaliar o efeito antifúngico de extratos e óleo essencial de tubérculos de Cyperus rotundus L. sobre fungos do gênero Colletotrichum causadores da antracnose em frutas e hortaliças.  

Os isolados serão obtidos de frutos e hortaliças coletados em diferentes locais e áreas de produção do Noroeste do Estado. Os extratos e óleos serão provenientes de tubérculos de C. rotundus. Serão testados os extratos: aquoso, etanólico, hidroetanólico e óleos essenciais. Os experimentos serão realizados um DIC, com quatro tratamentos e três repetições. Será testado três metodologia para avaliar o crescimento micelial. Os resultados serão obtidos por meio de análise de variância e comparação de médias pelo teste Scott-Knott a 5%.

Funtoxicidade de estratos e óleo essencial de tubérculos de Cyperus Rotundus Linn. Sobre o fitopatógeno de gênero Colletotrichum agente causal da Antracnose em frutas e hortaliças