Responsabilidade Social

Influência das condições de cultivo sobre a produção de enzimas, biomassa micelial e exopolissacarídeos de fungos basidiomicetos

Valorização do Meio Ambiente

Unidade: Umuarama

Titulação: Doutorado - Atividade: Pesquisa Institucional

Cod. CNPQ: 0005010204 – Microbiologia Agrícola

Núcleo de Pesquisa: Ciências Biológicas , Agrárias e Tecnológicas

Linha de Pesquisa: Biotecnologia aplicada à microbiologia agrícola

Professora: Juliana Silveira do Valle

Resumo: Fungos são sensíveis a luz e a usam como sinal para respostas fisiológicas e morfológicas como para produção de metabólitos secundários, morfogênese, esporulação, crescimento, entre outras. Acredita-se que todos os fungos possuam sistemas de resposta à luz, onde atuam receptores específicos sensíveis a  diferentes comprimentos de onda. A produção de enzimas por fungos é influenciada por parâmetros como a espécie e/ou linhagem do fungo, pH e temperatura que afetam o crescimento micelial, além de condições de cultivo.

O objetivo será analisar o efeito de diferentes comprimentos de onda de luz (LED) e os diferentes regimes de iluminação sobre o crescimento micelial, produção enzimática, produção de exopolissacarídeos  (EPS)  e  descoloração  de  corantes industriais. Linhagens de basidiomicetos serão cultivadas em extrato de malte em diferentes temperaturas (22, 25, 27 e 37 °C), pH inicial do meio (5, 6 e 7) e condição de iluminação, sendo a luz de diferentes comprimentos de onda (azul, amarelo, verde, vermelho, branco) fornecida com diodos emissores de luz (LED) de forma contínua ou intermitente (12 horas de claro e 12 horas de escuro e 60 minutos por dia). O cultivo na ausência de luz será utilizado como controle. Ao final do cultivo serão avaliadas as atividades celulolítica, xilanolítica, proteolítica e ligninolítica, a produção de exopolissacarídeos, a  produção de biomassa  micelial.

A atividade celulolítica será avaliada através da liberação de açúcares redutores pelo  método  3,5-DNS  (ácido-3,5- dinitrosalicílico) utilizando-se papel filtro (celulase total) ou  carboximetilcelulose  (endoglucanases)  como  substrato.  A  atividade  xilanolítica  será estimada pelo método 3,5-DNS utilizando como substrato a xilana. A atividade proteolítica será determinada empregando-se caseína como substrato e a atividade de lacase será determinada pela oxidação do ABTS. Os EPS totais serão extraídos com  isopropanol  e  sua  massa  determinada  por  método termogravimétrico. A biomassa micelial também será determinada por  método  termogravimétrico.  O  conhecimento  sobre  como  fatores  abióticos  influenciam Lentinus crinitus pode contribuir para o desenvolvimento de aplicações biotecnológicas e de processos para produção de biomassa, enzimas e metabólitos de interesse.

Influência das condições de cultivo sobre a produção de enzimas, biomassa micelial e exopolissacarídeos de fungos basidiomicetos